Direito de Família na Mídia
Casal gay oficializa união de 21 anos no Paraná
11/05/2011 Fonte: Folha On-line"Não é uma família tradicional, de [comercial de] margarina, mas é uma família. Queiram ou não", disse Reis, que também é presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais).
O casal foi um dos primeiros do país a oficializar a união após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) da última quinta-feira, que reconhece a união estável homossexual.
Na sexta-feira, depois da decisão do STF, o casal procurou quatro cartórios de Curitiba, onde mora, para oficializar a união, mas não obteve sucesso.
Segundo a advogada deles, Silene Hirata ainda havia dúvidas quanto à documentação.
Apesar da decisão do STF, o Código Civil brasileiro ainda prevê que a união estável se dá "entre homem e mulher". Por isso, a Anoreg (Associação dos Notários e Registradores) orientou os cartórios a fazer uma declaração de união homoafetiva, mas com todas as características de união estável.
Agora, o casal quer filhos. Eles tentam adotar uma criança desde 2005, mas como não eram uma família teriam restrições -- teria de ser uma menina, com mais de 10 anos.
Com o documento em mãos, eles pretendem recorrer à Justiça novamente para adotar um casal.